A temporada de colheita de milho no Mato Grosso está marcando um ritmo acelerado nesta safra. Já foi colhido 37,75% dos 6,99 milhões de hectares destinados ao milho segunda safra, conforme relata o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).
Além do avanço rápido na colheita, as projeções para a safra 2023/24 são igualmente favoráveis. Mato Grosso está projetando uma produção recorde de milho, impulsionada por uma produtividade média de 113,53 sacas por hectare, um aumento de 3,18% em relação ao mês anterior. Com aproximadamente 62% da área já colhida até o final de junho, as lavouras de safrinha têm se beneficiado de condições climáticas favoráveis.
A expectativa é de que a produção alcance 47,3 milhões de toneladas, o segundo maior volume da história, ficando apenas atrás da safra recorde de 2022/23, quando foram colhidas 52,5 milhões de toneladas de milho em Mato Grosso. A combinação de um ritmo acelerado na colheita e projeções produtivas reflete para um cenário positivo para o agronegócio no estado e nos deixa com expectativas elevadas para os resultados desta safra de milho.
Fonte: Imea